2 de setembro de 2009

O Solipsista


O Solipsista

Fredric Brown era talvez mais conhecido pelos seus contos de mistério e ficção cientifica. Mas ele também escreveu contos muito interessantes e provocantes como este. A segunda frase é um resumo da fabula, é uma boa definição do dicionário para Solipsista.
Walter B. Jehovah, de quem eu peço desculpa desde que realmente era seu nome, foi um Solipsista toda sua vida. Um Solipsista, no caso de você não saber realmente o que significa a palavra é quem acredita que somente a única coisa que existe e outras pessoas e universo em geral, existe somente na sua imaginação e se parar de imagina-los eles parariam de existir.
Um dia Walter B. Jehovah tornou-se um Solipsista praticante.
Durante uma semana sua esposa foi embora com outro homem, ele perdeu seu emprego de auxiliar de navio e ele quebrou sua perna desviando de uma gato preto, para não atravessar no sue caminho.
Ele decidiu numa cama de hospital, que era o fim de tudo.
Olhando para fora da janela, olhando fixamente para as estreles ele desejo que elas parassem de existir. Do que ele desejava que outras pessoas parassem de existir e o hospital tornou-se estranhamente calmo, mesmo para um hospital. Em seguida, ele se sentiu sozinho no mundo. Ele se levou de seu corpo facilmente e em seguida, tomou a etapa final para sair da existência
Nada aconteceu
Estanho, ele pensou, pode haver um limite para o Solipsista?
“Sim”, a voz disse.
Quem é você? Walter B. Jehovah perguntou.
“Eu sou aquele que criou o universo, qual você tem vontade de existir. E agora tomou meu lugar houve um profundo suspiro. – Finalmente eu posso deixar minha própria existência, encontrar o esquecimento, e deixa-lo assumir.”
“Mas – como posso deixar de existir? É o que estou tentando fazer, você sabe.”
Sim, eu sei, diz a voz. Você deve fazer da mesma maneira que fiz. Crie um Universo. Espere ate que alguém que você realmente acredita no que você acredita e, deseje parar de existir. Então você pode se aposentar e deixa-lo assumir. Agora Adeus.”
E a voz se foi.
Walter B. Jehovah estava sozinho e só havia uma coisa que ele poderia fazer. Ele criou o céu e a terra.
Ele levou sete dias.

Um comentário: